Skip to main content
Notícias

Participação de Professora Associada da Faculdade de Medicina Veterinária – INCATUK

A Professora Ângela Dâmaso da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona, esteve em Camabatela, na província de Cuanza Norte, em Angola a dar formação a produtores de gado e técnicos envolvidos no setor agropecuário da região. Esta participação veio na sequência de um convite pela INCATUK, empresa responsável pelo projeto de 73.1  milhões USD de desenvolvimento agropecuário do Planalto de Camabatela, no qual o saudoso Prof. Dr. João Cannas da Silva participou desde o início. O tema foi Biossegurança e foi a última das oito formações realizadas, tendo sido recebida com enorme entusiasmo pelos formandos.

A estadia de duas semanas serviu para conhecer uma realidade de produção muito distinta da europeia e para confirmar o impacto que projetos desta natureza têm nas comunidades. As formações apetrecharam médicos veterinários, criadores e técnicos de saúde animal com conhecimentos e competências práticas que vão permitir e acelerar o aumento e melhoria da produção de gado bovino na região, estimular a economia, disponibilizar mais proteína animal na alimentação humana e melhorar a qualidade sanitária dos alimentos de origem animal, contribuindo para uma melhoria geral da saúde pública.

Esta parceria veio igualmente dar visibilidade à Universidade Lusófona, como uma instituição com capacidade de dar resposta às necessidades de projetos internacionais de elevado calibre e como uma peça importante no mundo lusófono. Alguns formandos mostraram enorme interesse em estabelecer pontes de contacto com a Universidade Lusófona.