“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é uma curta metragem de animação.
Trata-se de um projeto coordenado por Ana Elisabete Pires, docente da FMV/ULHT, e realizado por 2 alunas finalistas da licenciatura de Animação Digital da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação (ECATI/ULHT), Inês Carrilho e Maria Vieira.
Sinopse
Este filme de animação digital reflete a feliz fusão entre o cinema e a ciência.
Conta a história de um cão com cerca de 7.600 anos. O mais antigo esqueleto, quase completo, de que há registo na Península Ibérica. O seu esqueleto foi encontrado por arqueólogos, no final do século XIX, em Muge, Portugal.
Mais recentemente foi alvo de um estudo detalhado com as mais avançadas tecnologias ao dispor: de datação por radiocarbono, de análise de isótopos, de genómica e de imagiologia, que permitiram a interpretação da sua vida e morte.
Esta é uma história de zooarqueologia.“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é um filme de divulgação científica que combina criatividade e beleza.
O filme tem agora a chancela UNESCO atribuída pelo Clube UNESCO Imagem, Som e Criatividade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação.
Trailer
03.04.2019