Skip to main content
Notícias

“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico”

“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é uma curta metragem de animação.

Trata-se de um projeto coordenado por Ana Elisabete Pires, docente da FMV/ULHT, e realizado por 2 alunas finalistas da licenciatura de Animação Digital da  Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação (ECATI/ULHT), Inês Carrilho e Maria Vieira.

Sinopse

Este filme de animação digital reflete a feliz fusão entre o cinema e a ciência.

Conta a história de um cão com cerca de 7.600 anos. O mais antigo esqueleto, quase completo, de que há registo na Península Ibérica. O seu esqueleto foi encontrado por arqueólogos, no final do século XIX, em Muge, Portugal.

Mais recentemente foi alvo de um estudo detalhado com as mais avançadas tecnologias ao dispor: de datação por radiocarbono, de análise de isótopos, de genómica e de imagiologia, que permitiram a interpretação da sua vida e morte.

Esta é uma história de zooarqueologia.“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é um filme de divulgação científica que combina criatividade e beleza.

O filme tem agora a chancela UNESCO atribuída pelo Clube UNESCO Imagem, Som e Criatividade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação.

Trailer

03.04.2019