Financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) atribuiu um financiamento na área de Ciência Animal e Ciências Veterinárias a um projecto de investigação cuja equipa é constituída exclusivamente por docentes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

A equipa é constituída por membros do MovLab/Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Investigador Responsável: Professor Doutor João M. C. S. Abrantes) e do Centro de Investigação em Ciências Veterinárias (Investigadores: Dra. Maria Gaivão Sepúlveda e Dr. Manuel Pequito) da FMV-ULHT.

O projecto a ser desenvolvido é intitulado: “Biomecânica equina : análise cinemática e dinamométrica em locomoção equina normal e na comparação do efeito de diferentes conformações e tratamentos ortopédicos”. Os dados serão recolhidos através de uma integração de um conjunto de câmaras de alta velocidade VICON, plataforma de força AMTI e placas de pressão do tipo Footscan. Esta combinação de tecnologias é inovadora em Ciências Veterinárias.

Os resultados destas pesquisas vão ter diferentes impactos na indústria equina. Em primeiro lugar vão ajudar os veterinários a ter um melhor conhecimento da locomoção equina e dos diferentes tratamentos de problemas ortopédicos específicos, o que os ajudará na escolha de tratamentos mais adaptados e terá um impacto económico positivo no meio equino. Em segundo lugar os resultados destas pesquisas ajudarão os profissionais do meio equino a ter uma melhor compreensão do movimento equino e das razões que justificam técnicas de ferração e aparo do casco diferentes. Em terceiro lugar o conhecimento originado por estas pesquisas ajudará os treinadores de cavalos a escolher melhores estratégias de treino, como por exemplo técnicas de equitação e exercício pedidos diariamente. A acção combinada de todas as vantagens mencionadas anteriormente ajudará os profissionais do meio equino a gerir melhor os recursos que usam no tratamento de cavalos, ferração, aparo de cascos e em estratégias de maneio úteis e também melhorará o bem-estar equino.

Links úteis:

Serviços Online