Skip to main content

Financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) atribuiu um financiamento na área de Ciência Animal e Ciências Veterinárias a um projecto de investigação cuja equipa é constituída exclusivamente por docentes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

A equipa é constituída por membros do MovLab/Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Investigador Responsável: Professor Doutor João M. C. S. Abrantes) e do Centro de Investigação em Ciências Veterinárias (Investigadores: Dra. Maria Gaivão Sepúlveda e Dr. Manuel Pequito) da FMV-ULHT.

O projeto a ser desenvolvido é intitulado: “Biomecânica equina : análise cinemática e dinamométrica em locomoção equina normal e na comparação do efeito de diferentes conformações e tratamentos ortopédicos”. Os dados serão recolhidos através de uma integração de um conjunto de câmaras de alta velocidade VICON, plataforma de força AMTI e placas de pressão do tipo Footscan. Esta combinação de tecnologias é inovadora em Ciências Veterinárias.

Os resultados destas pesquisas vão ter diferentes impactos na indústria equina. Em primeiro lugar vão ajudar os veterinários a ter um melhor conhecimento da locomoção equina e dos diferentes tratamentos de problemas ortopédicos específicos, o que os ajudará na escolha de tratamentos mais adaptados e terá um impacto económico positivo no meio equino. Em segundo lugar os resultados destas pesquisas ajudarão os profissionais do meio equino a ter uma melhor compreensão do movimento equino e das razões que justificam técnicas de ferração e aparo do casco diferentes.

Em terceiro lugar o conhecimento originado por estas pesquisas ajudará os treinadores de cavalos a escolher melhores estratégias de treino, como por exemplo técnicas de equitação e exercício pedidos diariamente. A acção combinada de todas as vantagens mencionadas anteriormente ajudará os profissionais do meio equino a gerir melhor os recursos que usam no tratamento de cavalos, ferração, aparo de cascos e em estratégias de maneio úteis e também melhorará o bem-estar equino.

Núcleo de Investigação

Apresentação

O Núcleo de Investigação pretende ser um centro dinamizador e estruturante da atividade científica a realizar no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Apesar do principal objetivo deste Núcleo ser o desenvolvimento de pólos de investigação aplicada em várias vertentes da Medicina Veterinária (Patologia, Genética, Parasitologia, Morfometria, Biologia Celular e Molecular, entre outras), pretende-se também a integração dos alunos nas várias atividades de investigação, que se poderão realizar quer no âmbito das diversas disciplinas do Mestrado Integrado, quer em programas de 3º ciclo (Doutoramentos).

O grupo de investigadores que se propõe dinamizar este Núcleo é constituído por um corpo de jovens doutores, mestres e especialistas nas áreas referidas, todos eles docentes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da ULHT.

Os trabalhos de investigação são realizados em colaboração com instituições (académicas ou científicas) de prestígio na área da investigação veterinária, com as quais a Medicina Veterinária da ULHT possui protocolo institucional.

Financiamento Cientifico

Pesquisa de Artigos Científicos