Realizou-se nos dias 9 e 10 de Maio o primeiro de uma série de dois workshops sobre cirurgia minimamente invasiva ministrados pelo Dr. Jose Sampayo, Diretor de várias empresas dedicadas ao serviço da Endoscopia e docente convidado da Universidade Complutense em Madrid, Espanha.
Este workshop destinado ao tema da Artroscopia contou com uma componente prática em que alunos do 5º ano e profissionais Médicos Veterinários poderam aprender e partilhar experiências na área da artroscopia.
O curso contou com a presença da Diretora da FMV-ULHT, Professora Doutora Laurentina Pedroso e da docente Dra. Daiana Cardoso, que coordenou a componente prática.
Realizou-se nos dias 6 e 7 de Maio o “Curso de Medicina Física e Reabilitação: Aplicações no Equino Atleta” enquadrado no Programa Horizonte Veterinário.
Este curso foi ministrado pela Médica Veterinária Marta Garcia Piqueres e pela Fisioterapeuta Mar Ruiz-Oriol.
Este foi um curso enquadrado na unidade curricular de Fisioterapia e Reabilitação Veterinária do 4º ano, tendo contado com a presença da Diretora da FMV-ULHT, Professora Doutora Laurentina Pedroso e dos docentes da unidade curricular, Professor Doutor Manuel Pequito e Dra. Carolina Nascimento.
A componente prática realizou-se nas instalações da Hidrovet em Sintra.
No âmbito do Programa Horizonte Veterinário realizou-se nos dias 29 e 30 de Abril o “Curso de Ultrassonografia Reprodutiva em Vacas Leiteiras” com o Professor Doutor Giovanni Gnemmi.
Este curso destinou-se aos alunos de Clínica de Espécies Pecuárias do 5º ano, tendo contado com a presença de Médicos Veterinários inseridos no meio de trabalho das espécies pecuárias.
O Doutor Gnemmi, é proprietário de uma empresa em Itália (Bovinevet) que presta formação em todo o mundo na área da ultrassonografia e reprodução em bovinos.
O curso contou com a presença da Diretora da FMV-ULHT, Professora Doutora Laurentina Pedroso e com os docentes que coordenaram, Dr. João Paisana e Dra. Maria do Carmo Feliciano.
O Programa Horizonte Veterinário teve início com o Seminário “A experiência do primeiro Centro Odontológico Veterinário Especializado do Brasil e da América Latina e o segundo do mundo”, no dia 27 de Abril.
O Doutor Daniel Ferro e a Dra. Michele Venturini, ambos Médicos Veterinários brasileiros, tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência com os alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e com o Médicos Veterinários presentes.
Este evento contou com a presença da Diretora da FMV-ULHT, Professora Doutora Laurentina Pedroso e o Professor Doutor João Requicha, coordenador da unidade curricular de Medicina Estomatológico-Dentária.
A FMV-ULHT em colaboração com a Hidrovet-Centro de Reabilitação Equina, organizou o I congresso Internacional de Reabilitação Equina nos dias 6 e 7 de Fevereiro.
Este congresso destinou-se a médicos veterinários e a alunos de Medicina Veterinária tendo contado com a presença de três palestrantes reconhecidos internacionalmente na área da Fisioterapia e Reabilitação Equina.
O primeiro dia teórico realizou-se no Auditório Agostinho da Silva na ULHT, Campo Grande, e o segundo dia, eminentemente prático, nas instalações da Hidrovet em Sintra.